top of page

Pequenos Espaços, Grandes Idéias!

O que fazer quando falta espaço? Eu garanto que com planejamento do espaço, organização e mobiliário correto conseguimos deixar qualquer ambiente, por menor que seja, bonito e funcional!

AMBIENTES INTEGRADOS:

Quanto mais integrado, mais espaçoso fica o ambiente! Por isso, prefira cozinhas americanas e o mínimo de parede possível. Quer privacidade? Use e abuse dos painéis em marcenaria, com portas de correr e dos biombos! Além de práticos, deixam qualquer ambiente mais bonito! Como a espessura da madeira é menor do que a da alvenaria e até mesmo do gesso acartonado, ganha-se até 10cm com esta substituição. Parece pouco, mas quando o espaço é reduzido qualquer ganho é fundamental!

Neste apartamento de apenas 52m2 (não incluindo a varanda) optou-se por reverter o quarto de empregada para a sala. Através de um painel, ele pode estar integrado à sala, ou quando fechado, transforma-se em um pequeno quarto para hóspedes. A cozinha é aberta e um banco integra o ambiente de jantar e estar. Um biombo foi utilizado na entrada do apartamento para que o Home-Oficce (também integrado à sala) não ficasse visível ao entrar no ambiente.

PORTAS DE CORRER:

Prefira portas de correr tanto nos armários, quanto no acesso aos cômodos. Não esqueça que é preciso calcular o vão um pouco maior, pois uma parte dele fica coberto pela porta. No banheiro, por exemplo, normalmente as portas de abrir têm 60cm, se forem de correr, é preciso deixar 65cm.

MOBILIÁRIO:

Quem tem mais de um filho que precisa dividir o mesmo quarto, pode aproveitar o espaço com beliches criativas. A criançada adora! Também pode-se aproveitar o espaço sob as camas (até mesmo das mais baixinhas) para criar um compartimento para se guardar colchonetes para visitas.

Quartos de serviço, quando não utilizados, podem ser transformados em escritórios. E por que não ter uma cama suspensa sobre a bancada para hóspedes?

Se a sala for pequena e permitir, uma boa opção são sofás em "L". Também pode-se ter puffs sob moveis de tv, mesas de centro, aparadores para serem puxados apenas quando necessário.

Mesinhas que se encaixam também são ótimas para serem espalhadas em dias de festa!

Lembre-se que qualquer cantinho pode ganhar um armário estreito, ótimo aliado para organizar a bagunça!

LOUÇAS, ESPELHOS E ILUMINAÇÃO:

Existe no mercado uma linha enorme de cubas capazes de se adaptar ao menor dos banheiros. Mas também pode-se optar por cubas esculpidas na própria bancada de mármore, deixando o ambiente mais personalizado.

Espelhos sempre foram usados para ampliar ambientes. E não cai de moda! Pode ser na parede toda, com moldura, apoiados na parede, compridos e estreitos acima de aparadores...Nos banheiros, gosto de prolongar o frontispício ultrapassando o limite da bancada e espelhando toda a área acima dele. E claro, com uma luz indireta que fica ainda mais top!

Aliás, a iluminação também é ótima aliada para deixar os ambientes maiores, Ela pode ser usada para destacar revestimentos, quadros etc dando profundidade ao ambiente.

CORTINA IDEAL:

Fuja das cortinas de tecido. Prefira persianas, rolos e romanas que são menos volumosas, deixando o ambiente mais leve.

SEM MEDO DAS CORES ESCURAS:

Ao contrário do que se imagina, cores escuras não são as vilãs em ambientes menores. Quando bem usadas e combinadas com outros tons, conferem profundidade e sofisticação ao espaço!

E se a idéia é economizar, vale organizar a baguncinha em caixas de diversos modelos: papelão, madeira, plástico, lona... são muitas opções e ainda pode deixá-las com a sua cara, revestindo de papéis, contact, tecidos...Mas isso é asunto para um próximo post! ;-)

Fernanda Medeiros

Agradecimentos:


Bia Vaz Marcenaria

Cormoran Engenharia

Art Pano tecidos

Featured Posts
Recent Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page