top of page

Como Mudar a Casa sem Quebra-Quebra

Muita gente tem vontade de mudar a cara da casa, mas com a pressa ou por morar em imóveis alugados o quebra-quebra de uma obra convencional está fora de cogitação. Há ainda aqueles que fogem de uma reforma drástica por medo dos transtornos que ela possa causar.


Pensando nisso, preparei algumas dicas que podem ser úteis neste processo. Neste primeiro post sobre mudanças rápidas, econômicas e com o mínimo de sujeira, vamos falar sobre Pisos e Paredes.


Algumas destas dicas, levei ao programa É de Casa no dia 18/03, que pode ser visto por aqui: http://globoplay.globo.com/v/4895340/

1- PISOS:

1.1.1- Pisos Laminados Flutuantes:

São constituídos por lâminas de madeira que podem ser aplicados sobre cerâmicas ou cimento, desde que estejam regulares. Normalmente utiliza-se uma manta acústica entre o material e a superfície sobre a qual será aplicado. As réguas possuem encaixe macho e fêmea e são fixadas nas extremidades pelo rodapé. A instalação é muito rápida e limpa, mas não devem ser usados em áreas molhadas como banheiros e cozinhas.



1.1.2 – Pisos Vinílicos:

São pisos feitos de PVC que assim como os laminados podem imitar madeira. Possuem aproximadamente 6mm de espessura e também podem ser aplicados sobre cerâmicas e cimento, sem a utilização de manta. Apesar de ter resistência à água um pouco maior que os laminados, também não devem ser usados em banheiros, cozinhas nem áreas externas, pois o excesso de água pode estufá-lo. A aplicação é rápida, com uso de cola específica, mas já existem no mercado opções auto-adesivas.



1.1.3- Porcelanatos extra-finos:

No post anterior, falamos rapidamente deste tipo de material. Possuem espessura bem inferior do que o convencional (cerca de 4 a 8mm, enquanto que o outro possui de 10 a 12mm) e por isso, podem ser aplicados diretamente sobre pisos frios, sem a necessidade de quebra-los, até porque o peso também é inferior. Possui várias opções de acabamento (fosco, polido, madeira, concreto, mármore...). A aplicação é feita como no piso comum, mas quando instalado por cima de outro material, necessita de argamassa própria.



1.1.4- Tapetes:

Mesmo assim deu preguiça? Invista em tapetes! Deixam a casa mais aconchegante e dão nova vida ao ambiente sem precisar trocar o piso!


Dica: O tapete deve "vestir" o ambiente, para isto, os pés da frente do sofá devem estar sobre ele. O tapete deve ultrapassar pelo menos 20cm de cada lado a largura do sofá. No caso de tapetes sob mesas de jantar, os mesmos devem estar completamente sob mesa e inclusive cadeiras! ;-)



2- PAREDES


Mudar apenas uma parede, já deixa o ambiente com um novo visual. E a variedade é enorme!


2.1- Pintura:

Escolher uma cor diferente deixa o ambiente com muita personalidade. Pode-se também ousar um pouco mais e optar por uma pintura cimentícia que confere um ar moderno.

A pintura também pode ser usada para deixar novos azulejos de banheiros e cozinhas, sem precisar trocá-los. É só usar tinta epóxi, que cobre inclusive o rejunte já encardido. A desvantagem é que com o tempo pode vir a descascar e precisar ser refeito.



2.2- Adesivos:

Ainda pensando em deixar azulejos com cara nova, pode-se recorrer a adesivos próprios que são vendidos no tamanho tradicional de 15x15cm (além de outras medidas) e devem ser colados sobre cada azulejo individualmente. Não deve ser molhado, então o ideal é aplicar em superfícies que não recebam água diretamente, como boxes e próximos à pias. Em cozinhas, também deve-se evitar que fiquem muito próximos à fogões, já que o calor pode estufar o adesivo gerando bolhas.


Também existe no mercado pastilhas adesivas super fáceis de aplicar. Porém, no final, devem ser rejuntadas como as pastilhas convencionais.


E sabe aquela parede de tijolinho ou pedra que você sempre quis ter? Também existem adesivos com imagens de materias que fazem um efeito super bacana. Fácil, limpo e rápido de aplicar! Além disso, pode-se recorrer à adesivos com temas diversos para quartos de crianças, escritórios e até para aquela geladeira velha que pode usada como armário!


Os adesivos de parede são muito fáceis de aplicar e normalmente podem ser instalados por apenas uma pessoa. Se o adesivo for muito grande, recomenda-se uma segunda pessoa, para evitar que o mesmo embole ao retirar o papel.


Dicas de como aplicar adesivos de parede:


1- Toda superfície que irá receber adesivo deve ser lisa, limpa e seca. Para a limpeza, utilize um pano úmido com álcool e não se esqueça de secar bem.

2- Fixe os adesivos com uma fita crepe para ver se o efeito é o desejado. Os adesivos podem ser retirados, mas não aderem novamente. Se estiver ok, basta puxar o papel branco e passar a mao ou um pano seco para que fique bem aderido, apertando bem nas extremidades. No caso de adesivos para azulejos, alinhe pelas quinas e puxe o papel bem devagar, pela diagonal. Também pode-se utilizar uma espatula ou régua sobre o adesivo para fixa-lo à parede.

3- Se os adesivos possuírem sobre eles uma película protetora transparente, retire-a com cuidado após a aplicação do mesmo sobre a superfície.


2.3- Placas de MDF ou madeira adesivas:


Uma outra forma de dar nova cara às paredes é aquecer o ambiente com placas de madeira ou mdf adesivas. Existem várias opções de cores, tamanhos e texturas no mercado. E para ficar bacana, não precisa revestir uma parede inteira. Fica bem legal colocar apenas nas laterais deixando o centro livre (ou vice-versa), fazer até meia altura e usar por exemplo, como cabeceira de cama e revestir apenas uma parede inteira de um cômodo.

Se você gostou de uma placa, mas esta não vem com o adesivo, não se preocupe! Dependendo do tamanho, pode-se fixar com fita banana dupla-face (resistente), silicone ou cola de contato. Super prático também!

E sabe os pisos vinílicos que falamos anteriormente? Existe uma versão auto-adesiva que pode ser usado na parede!


Então, chega de desculpas e mãos à obra! Depois me contem como ficou, vou adorar ver as fotos do “antes & depois"!!! :-)


Até o próximo post, com mais dicas práticas para deixar a casa linda, diferente... e sem quebra-quebra!

Fernanda Medeiros

Agradecimentos:


Empporium Frei Caneca - www.freicaneca.com

Featured Posts
Recent Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page