Sem Quebra-Quebra (Parte II)
Conforme havia prometido, este é o segundo Post com dicas para mudar a casa sem quebradeira! Desta vez vamos falar sobre Marcenaria e Decoração!
A marcenaria é considerada uma vilã para o bolso, já que pode acabar sendo uma das etapas mais caras de uma obra. Muitas vezes, quando o imóvel é alugado, o proprietário sente-se inseguro em investir em móveis “fixos”. Neste caso, seja sob medida ou comprada pronta, a marcenaria deve ser pensada de maneira que possa ser reutilizada em outros espaços.
Já a decoração, muitas vezes é deixada de lado, pois já se gastou demais nas etapas anteriores. Porém, o decor confere personalidade ao ambiente e com alguns quadros e almofadas já conseguimos dar um novo ar ao ambiente!
As cortinas além de deixarem o ambiente mais bonito também são peças fundamentais para um bonito decor...Mas isto é papo para outro post!
1- Móveis com Rodízios:
Fazer uma bancada de escritório ou quarto pode sair mais em conta do que se imagina! E ainda ser facilmente reaproveitada. A dica é usar um “pranchão” de madeira como apoio, (pode ser fixado por mãos francesas) e abaixo dele, ao invés de gavetas ou armários fixos, módulos com rodízios. Em caso de mudança, o tampo pode ser facilmente retirado e instalado em outro local, e até mesmo cortado, caso o espaço seja menor.
Em quartos infantis, gostamos de usar caixas com rodízio para brinquedos que no futuro podem dar lugar à cadeira para estudos. Como não são grandes, podem ser usadas em outros lugares.
2- Armários embutidos:
As alturas de pés-direito variam muito de um imóvel para outro, mas nem por isso precisa-se abrir mão de um armário embutido. Um recurso é utilizar rodapé e rodateto que possa ser substituído no momento da mudança.
3- Prateleiras e Nichos:
Prateleiras são muito práticas, pois além de abrigar objetos de decoração e livros, pode servir de apoio para caixas organizadoras. Nichos são ótimos para decorar a casa.
Gosto muito de usar uma prateleira bem fina, com uns 10cm de profundidade para apoiar quadros. Desta forma, fica fácil mudá-los quando enjoar!
No banheiro a dica é usar uma prateleira sob bancada para apoiar cestos. Na cozinha, móveis com rodizios facilitam a limpeza e podem ser levados para outros locais.
Dica: Se não quiser ou não puder furar a parede para colocar quadros ou régua, opte por quadros leves, como plaquinhas de madeira ou telas sem moldura, fixadas com fita dupla-face resistente. Neste caso, não aconselho usar vidro! ;-)
4- Bancos:
Um banco bonito é um ótimo coringa! Podem ser usados em mesas de jantar, dividindo ou integrando ambientes, sob janelas, aos pés da cama de casal, varanda, onde a imaginação permitir.
Além disso pode-se mudar a cara dele com uso de futons individuais ou compridos.
5- Sofás:
Enjoou? Não precisa trocar! Uma capa nova, almofadas e mantas vão deixa-lo novo outra vez!
Espero que tenham gostado! Até o próximo post!
Fernanda Medeiros
Agradecimentos:
Marcenaria - Bia Vaz Marcenaria
Capas de Sofá - Tereza Martinello